Faixa de gôndola: saiba o que é para que serve

Você sabe o que é uma faixa de gôndola? Se não sabe pode estar perdendo vendas por causa disso.

 

A faixa de gôndola é utilizada nos PDV para chamar a atenção dos clientes e assim vender mais do seu produto.

 

Nesse texto vamos explicar tudo que você precisa saber sobre faixa de gôndola.

 

O que é faixa de gôndola?

 

A faixa de gôndola, como o nome sugeri, é uma faixa colocada nas gôndolas e prateleiras sempre abaixo do seu produto, no mesmo local onde são fixados os preços.

 

Essa faixa pode ter tamanhos variados, podendo atingir mais de um metro de comprimento se necessário.

 

Os tamanhos variados servem para a empresa preencher totalmente o espaço destinado ao seu respectivo produto na prateleira do comércio.

 

Por exemplo, se o seu produto ocupa 1 metro da prateleira, então sua faixa de gôndola deve ter também 1 metro. Já se ele ocupar 30 cm, sua faixa também deve ter 30 cm.

 

Nessa faixa, geralmente colorida para se destacar melhor entre os produtos concorrentes, você pode colocar uma imagem do seu produto, uma frase que chame a atenção ou até mesmo algum benefício dele.

 

Qual a intenção da faixa de gôndola?

 

A principal intenção da faixa de gôndola no PDV é chamar a atenção do cliente e conquistá-lo.

 

Por isso é muito importante conhecer bem o seu produto e principalmente o seu cliente, para saber o que faz ele comprar algo e utilizar isso a seu favor.

A mensagem que você quer passar na faixa precisa ser concisa. No mundo cada vez mais rápido e imediatista em que vivemos frases muito longas ou algo que precisa de mais que um piscar de olhos para chamar a atenção pode não surtir efeito.

Sabemos também que o mundo anda cada vez mais concorrido. Sendo assim é normal que na mesma prateleira que está o seu produto esteja também produtos semelhantes dos seus concorrentes.

 

Essa faixa nesse caso pode ser a diferença entre você vender o seu produto ou perder a venda para o concorrente.

 

Dessa forma não basta apenas que você tenha uma faixa de gôndola atrativa para o cliente. É necessário também que ela seja mais atrativa que as possíveis faixas que os seus concorrentes estejam expondo também na prateleira.

 

Abaixo vamos citar um exemplo de como o seu produto sem uma faixa de gôndola pode ser prejudicial para a sua empresa.

 

Exemplo sem faixa de gôndola

 

O cliente entra no estabelecimento, vamos imaginar aqui que seja um supermercado, e anda por entre os corredores em busca dos produtos que precisa.

 

Um desses produtos é da linha que a sua empresa vende, porém você não tem uma faixa de gôndola junto do seu produto.

 

O cliente entra no corredor que tem esse seu produto e começa a sua busca. Imediatamente ele é ‘fisgado’ por uma faixa de gôndola atrativa do produto. Essa faixa apresenta a imagem do produto e também um de seus benefícios.

 

Mesmo o seu produto sendo mais barato e de melhor qualidade que o do concorrente, o cliente leva o produto dele e não o seu.

 

Isso acontece pois quando ele foi ‘fisgado’ pela faixa seu cérebro de forma inconsciente já decidiu comprar aquele produto e não um dos concorrentes.

Dessa forma você perdeu uma venda. Agora imagine isso acontecendo centenas, talvez até milhares de vezes em um único dia.

 

É muito produto não sendo vendido e essa pode ser a diferença entre a sua empresa ser bem-sucedida ou declarar falência.

 

Exemplo com faixa de gôndola

O mesmo cliente entra no estabelecimento e vai até o corredor que tem o seu produto.

 

Porém dessa vez o seu produto tem uma faixa de gôndola.

Quando ele chega lá é ‘fisgado’ por algum motivo pela faixa do seu concorrente (o motivo nesse caso é irrelevante para o exemplo).

 

Ele se aproxima da prateleira, porém o seu produto que está ao lado desse também tem uma faixa de gôndola.

 

Sua faixa apresenta uma informação sobre o produto que para esse cliente é mais relevante para ele do que o do concorrente.

 

Dessa forma ele leva o seu produto e não o outro.

 

Da mesma forma imagine essa decisão sendo tomada centenas ou milhares de vezes por dia. Serão muito mais produtos vendidos e consequentemente um lucro muito maior.

 

Vantagens da faixa de gôndola

 

Claro que, como já foi dito, é muito importante você saber o perfil do seu cliente para fazer uma faixa de gôndola ‘certeira’.

 

Ainda usando o exemplo anterior, o que o seu produto e sua empresa precisam é que a sua faixa de gôndola seja a mais chamativa.

 

A do concorrente chamar mais a atenção que a sua ainda é um risco grande de perdas de venda.

 

Porém a faixa de gôndola tem muitas vantagens além disso. Entre elas podemos citar:

 

  • Chama a atenção do cliente;
  • Baixo custo de produção;
  • Bom retorno em vendas;
  • Produzido em vários tipos de materiais; papel cartão, pvc, poliestireno (P.S), polipropileno (PP).
  • Produzido em tamanhos variados conforme sua necessidade;
  • Bom para PDV ou prateleiras que não disponham de muito espaço para propagandas;
  • Pode ser utilizado para apresentar uma promoção do seu produto;
  • Colorida, o que chama mais atenção;
  • Material durável.

 

Considerações finais

 

Além da faixa de gôndola padrão, também existe a possibilidade de fazer ela retrátil.

O grande diferencial da faixa de gôndola retrátil é que você pode produzir apenas um tamanho e utilizar nos mais variados tipos de prateleiras, uma vez que onde você dispor de mais espaço você ‘estica’ a faixa e onde dispor de menos espaço você ‘encolhe’ a faixa.

 

Isso resolve um outro problema que pode surgir para você.

 

Em vez de produzir variadas faixa de gôndola de tamanhos diferentes e ver qual ‘encaixa’ melhor em cada um dos estabelecimentos, você produz um tamanho padrão dessa faixa retrátil.

 

Como ela é retrátil ela se encaixa em todas as prateleiras dos estabelecimentos, ou, pelo menos, na grande maioria.

 

Isso evita muita dor de cabeça para você, sem contar que uma produção de faixas de um único tamanho pode ser mais econômico para a sua empresa.

 

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