Stopper: O que é e para que serve?

Você sabe o que é stopper? Se você tem uma empresa que vende mercadorias para estabelecimentos, principalmente do ramo alimentício, como supermercados saiba que essa peça publicitaria é de suma importância.

 

Ele pode ser a diferença entre sua empresa fechar o mês lucrando ou no negativo.

Então se você deseja saber mais sobre o stopper, continue com nós que vamos te explicar tudo sobre ele.

 

O que é stopper?

 

O stopper é, como dito, uma peça publicitaria para colocar nas prateleiras do seu ponto de venda.

 

Nem sempre é possível ter uma propaganda de destaque dentro dos estabelecimentos, pois como existem muitos produtos (e também muitos concorrentes) os estabelecimentos preferem diminuir o apelo visual dos produtos para que as prateleiras não fiquem parecendo um carnaval.

 

Quando isso ocorre, uma propaganda pequena, mas chamativa e eficaz é a diferença entre você realizar ou não uma venda.

 

O formato dessa peça é personalizável, porém os mais comuns são os retangulares ou redondos. Como o nome indica, o stopper serve para ‘forçar’ o cliente a parar e olhar para o seu produto.

 

Essa peça fica posicionada para fora da prateleira, na frente do seu produto, semelhante a uma placa de sinalização de trânsito.

 

Uma haste do mesmo material do stopper fixa a peça publicitaria na prateleira.

Ao mesmo tempo, por ser pequena, ela não atrapalha o transitar dos clientes pelos corredores pois essa peça publicitaria, como dito, é pequena, mas chamativa.

 

Ela pode ser produzida nos mais variados formatos, como formas geométricas ou mesmo no formato do seu produto.

Materiais para Stopper

O stopper também pode ser produzido em uma variedade de materiais, sendo os mais comuns:

 

  • Poliestireno;
  • Papel cartão;
  • Papelão micro ondulado;
  • PVC;
  • Polipropileno.

 

Nele você pode apresentar uma imagem do seu produto, assim como trazer junto a imagem alguma mensagem apresentando os benefícios do seu produto ou mesmo uma promoção.

 

Embora seja muito utilizado em supermercados, o stopper também pode ser encontrado em outros estabelecimentos. Por exemplo, quando você vai a uma loja de smartphones de determinada operadora e nela possui aquelas ‘cabines’ onde os funcionários atendem os clientes.

 

Naquela divisória entre um computador e outro de atendimento, ou até mesmo no próprio computador do funcionário, é comum ter uma ‘plaquinha’ apresentando um novo plano telefônico ou uma promoção de algum smartphone.

 

Aquilo também é um stopper, pois faz o cliente ‘parar’ e prestar a atenção em um produto ou benefício desse produto que até antes ela desconhecia.

 

Abaixo vamos apresentar exemplos hipotéticos da diferença entre ter um stopper do seu produto em um estabelecimento e não ter um.

 

Exemplo sem stopper

 

Para esse exemplo vamos imaginar que o cliente não foi até o estabelecimento para comprar o produto que você vende, mas vai sair de lá com um produto semelhante na chamada ‘compra por impulso’.

 

O cliente entra no supermercado e anda por entre os corredores e prateleiras procurando os produtos que ele foi de fato comprar.

 

Passando pelo corredor onde o seu produto está exposto ele vê um stopper com uma propaganda, mostrando os benefícios daquele produto. Porém esse stopper não é seu (afinal você não investiu em um) e sim de um concorrente seu.

 

Detalhe, o seu produto está mais próximo do cliente do que o do concorrente, mas devido ao stopper presente no outro produto o cliente o avistou, se interessou, gostou e fez uma compra por impulso.

 

Já o seu produto continua lá ‘escondido’ a vista de todos. O concorrente fez uma venda e você perdeu uma e também um futuro potencial cliente.

 

Perder uma venda pode parecer pouco, mas imagine que o seu produto está em uma grande rede de supermercados, presente em dezenas de lojas.

Agora imagine isso ocorrendo dezenas de vezes durante o dia? É uma boa grana que se perde, talvez a diferença entre você expandir ainda mais o seu negócio ou permanecer estagnado.

 

Exemplo com stopper

 

Vamos dizer que você decidiu investir em um stopper, devido ao pouco espaço disponível para uma propaganda maior ou mesmo um pdv mais amplo. O cliente fez aquela mesma caminhada pelo estabelecimento e entrou no corredor do seu produto.

 

Ele anda pelo corredor enquanto visualiza as conversas do WhatsApp, quando com um ‘canto’ dos olhos ele vê algo que chama a atenção. O stopper do seu produto.

 

É verdade que o seu concorrente também tem um stopper, porém ele está depois do seu de forma que o seu chamou mais a atenção em um primeiro momento.

 

O cliente se aproxima e confere que o seu produto oferece mais benefícios para ele do que o do concorrente. O benefício pode ter sido um preço mais atraente, menos açúcar, uma promoção ou etc.

 

Dessa forma ele leva o seu produto e não o do concorrente, você realiza uma venda e talvez tenha ganhado um cliente.

 

Outro detalhe importante para frisar. Quando a compra ocorre por impulso na grande maioria dos casos o cliente leva o primeiro produto que vê, mesmo que o produto do concorrente traga mais benefícios.

 

Da mesma forma que antes, imagine isso ocorrendo dezenas de vezes ao dia, seja por uma compra por impulso ou pôr o cliente procurar realmente o produto que você vende.

Faz toda a diferença no balanço final do mês.

 

Vantagens do stopper

 

Como visto o stopper possui muitas vantagens para a venda de seus produtos. Abaixo citamos alguns deles:

 

  • Chama a atenção;
  • Implementação em pequenos espaços;
  • Produzido em diferentes materiais;
  • Produzido em diferentes formatos;
  • Retorno financeiro garantido;
  • Baixo valor de investimento.

O stopper também é recomendado para outros estabelecimentos, como em farmácias ou perfumarias.

 

Enfim, todo estabelecimento onde o cliente realiza as compras por conta própria, onde ele precisa buscar e encontrar o produto que deseja é possível ter um stopper.

 

Considerações finais

 

O stopper tem um efeito ainda mais positivo quando somados a outras peças publicitarias no seu pdv, desde que todas estejam em harmonia.

 

A faixa de gôndola retrátil e o móbile são boas ideias para harmonizar com o stopper e chamar ainda mais a atenção do cliente. Todas essas peças publicitarias nós da Visual Promo produzimos. Entre em contato através de nosso site.

 

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