Urna para PDV: O que é e como pode ser utilizada

Você sabe o que é uma Urna para PDV e para que ela serve? Se não conhece não se preocupe que vamos explicar tudo para você nesse artigo.

 

Quando você pensa em uma Urna qual a primeira coisa que vem a sua mente quando o assunto é a utilização dela em um PDV?

 

Provavelmente sua resposta foi a utilização em algum tipo de sorteio. De fato, a Urna é muito utilizada para se depositar o cupom fiscal ou outro tipo de cupom para realizar um sorteio.

 

Mas não é só por isso que elas são utilizadas, sendo uma excelente peça de merchandising.

 

O que é Urna para PDV?

 

A Urna pode ser considerado uma peça publicitaria muito efetiva para colocar no seu PDV pois ela tem um apelo muito forte com o público.

 

Normalmente feita em papelão e montável, seu manuseio e montagem é rápido, assim como leve e sem ocupar muito espaço no transporte.

 

Seu formato é variado e personalizável, mas os mais comuns de se encontrar são os formatos de pirâmide e cubo.

 

Após a montagem a peça publicitaria fica fechada, com exceção de uma fenda na parte superior onde são inseridos os cupons fiscais para o caso de um sorteio por exemplo.

 

Para que serve uma Urna para PDV?

 

A Urna é muito utilizada para efeitos de promoção. Quem nunca viu uma urna dentro de um supermercado para a realização de um sorteio, não é mesmo?

 

Esse é o destino mais comum dessa peça, a realização de um sorteio ou uma promoção que se encerra em um sorteio. Porém, nem só para isso ela serve.

 

As finalidades da Urna em um PDV são:

 

  • Sorteios;
  • Promoções;
  • Utilização em eventos;
  • Captação de contatos para uma newsletter;
  • Perguntas de satisfação sobre o estabelecimento, produto ou marca;
  • Maior evidencia do seu produto frente ao cliente;
  • Maior apelo com os clientes;
  • Aumentar as vendas.

 

Quando o assunto é newsletter, ou seja, aquela lista que normalmente as pessoas assinam quando entram em algum site que gostam, para receber as novidades seja por e-mail ou mensagem no celular, o mesmo pode ser feito com uma urna de forma física.

 

Você pode elaborar uma série de perguntas para o seu cliente e no final do cupom pedir alguma informação como e-mail ou WhatsApp e inserir esse dado em uma newsletter que vai enviar cada novidade para o seu cliente.

 

Isso também é uma forma de conhecer melhor os seus clientes, público alvo e persona.Porém não se esqueça que nesse cupom você precisa pedir a autorização do cliente para inserir o contato dele nessa newsletter.

 

As perguntas de satisfação para o cliente também são muito utilizadas para ter um feedback sobre um determinado produto, sobre sua marca ou mesmo sobre o estabelecimento em questão.

 

Isso faz você entender de forma real e prática como o seu cliente ou mesmo potencial cliente pensa sobre o seu produto.

 

Urna utilizadas para promoções

 

Porém, como dito, as Urnas são mais comuns quando você quer fazer uma promoção do seu produto, ou mesmo aumentar a circulação de pessoas dentro do seu estabelecimento.

 

A Urna aumenta a visibilidade de um determinado produto ou marca dentro do estabelecimento. Boa parte disso devido ao fato que a atenção dos clientes é muito facilmente captada quando veem esse tipo de peça publicitaria.

 

Ver uma Urna é normalmente para o cliente, um sinal de sorteio de alguma coisa, o que chama a atenção de quase todos.

 

Além disso as Urnas personalizadas costumam conter imagens chamativas para o seu produto ou marca em suas laterais, que ajudam a fixar elas na cabeça do cliente.

 

Então mesmo que ele não compre nada seu naquele primeiro momento, tornar sua marca ou produto em evidencia pode trazer vendas futuras por associação do seu cliente.

 

Se a Urna estiver localizada em um ponto de grande movimento dentro do estabelecimento e ainda acompanhada de um PDV com uma ‘pilha’ do produto em promoção a conexão com quase todos os clientes é imediata.

 

Abaixo listamos dois exemplos práticos e hipotéticos da diferença entre usar e não usar uma Urna para promover o seu produto.

 

Exemplo sem Urna

 

O cliente chega no supermercado e vai realizar as suas compras habituais. Esse exemplo serve tanto para você que tem uma marca nova, como uma marca já firmada no mercado.

 

Quando o cliente chega no corredor onde está o seu produto, ele começa a pesquisar os preços e benefícios do seu produto e de produtos iguais dos concorrentes.

 

O preço do seu produto é o mesmo que o de um concorrente e na concepção desse cliente, os benefícios para ele são os mesmos entre ambas as marcas.

 

Seu preço está pouco mais elevado que o do concorrente, coisa pouca, de centavos.

O cliente então prefere levar o produto do concorrente em vez do seu. Assim você perdeu uma venda.

 

Usando esse exemplo pense nisso ocorrendo várias vezes ao longo do mês. A diferença da receita será bem grande.

 

Exemplo com Urna

 

O mesmo cliente entra no mesmo supermercado e vai realizar as suas compras, como no exemplo anterior.

 

Quando chega no início do corredor do seu produto ele vê uma urna na ponta da gôndola ou prateleira.

 

E vê a urna e já pensa ‘opa, uma promoção’.

 

A urna personalizada já revela de qual marca é determinado produto e na frente dela diz como faz para participar desse sorteio.

Ele vai até a prateleira e percebe que o produto concorrente é mais barato, mas devido ao sorteio ele prefere pagar um pouco a mais no seu produto e ter a chance de ganhar o prêmio.

 

O cliente então pega as unidades de produtos necessárias para participar do sorteio e segue seu caminho.

 

Considerações finais

 

A urna em um sorteio também serve para aumentar a venda do seu produto.

Pense no seguinte exemplo.

 

Esse mesmo cliente costuma comprar apenas um produto de determinado seguimento por mês.

 

Porém para participar do seu sorteio ele precisa levar 3 desse produto. Assim ele compra naquele mês dois produtos a mais do que está habituado. Isso faz muita diferença na sua receita no final do mês.

 

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