Separador de compras: o que é para o que serve?

Você sabe o que é um separador de compras? Se não sabe não se preocupe que vamos explicar o que é e como ele pode ser uma excelente peça de merchandising para seus produtos e empresa.

 

Se quer saber tudo sobre separador de compras continue conosco.

 

O que é separador de compras?

 

Você provavelmente já viu em um supermercado, aquela ‘barra’ normalmente triangular que os operadores de caixa usam para avisar que o caixa está fechado.

 

Essa mesma ‘barra’ também é utilizada para dividir as compras dos clientes, tanto antes de passar pelo leitor do caixa, quanto depois.

 

Nesse caso ela serve para não misturar os produtos do cliente que vem a seguir na fila, para não passar o produto de um na compra do outro ou mesmo para não empacotar errado e entregar para o produto para outro cliente.

 

Essa peça se chama separador de compras.

 

Mas como ela pode ser positiva para sua marca e produtos se ela fica localizada no caixa, ou seja, o cliente só a “enxerga” depois de terminar as compras?

Vamos explicar isso abaixo.

 

Para que serve um separador de compras?

 

Agora que explicamos o que é um separador de compras, chegou o momento de dizer como ele pode ser positivo para a sua marca mesmo estando localizado no final do processo de compra do cliente.

 

O separador de compras, como dito, fica ali para apresentar ao cliente algumas informações enquanto separa as compras deles.

 

Algumas informações que podem conter em um separador de compras são:

 

  • Horário de funcionamento do estabelecimento;
  • Nome do estabelecimento;
  • Número de telefone do estabelecimento;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • A sua marca.

 

Sim, você pode entrar em um acordo com o estabelecimento (ou com a rede do estabelecimento) para fornecer o separador de compras para eles, com todos os dados que eles desejam e com a sua marca também exposta nele.

 

Dessa forma a sua marca fica exposta de uma forma indireta, trabalhando outras áreas do cérebro do cliente, como a parte inconsciente e realizando uma venda por associação.

Ou seja, o separador de compras não é para uma venda imediata, como acontece em outras peças publicitarias e de merchandising presentes no seu PDV.

 

É para o cliente enxergar a sua marca (mesmo que de forma inconsciente) para quando for comprar um produto no futuro, lembrar da sua marca.

 

Abaixo vamos apresentar isso de forma prática com dois exemplos.

 

Exemplo sem separador de compras personalizado

 

O cliente entra no supermercado e vai realizando as suas compras. Quando ele chega no corredor onde está localizado os produtos de sua marca, por algum motivo ele deu preferência pelo produto do concorrente, apesar de você ter outras peças publicitarias no seu PDV mesmo assim ele preferiu o concorrente.

 

Bom, aí você já perdeu uma venda de qualquer forma, então você perdeu essa primeira ‘batalha’.

 

O cliente se dirige ao caixa, lá ele tem suas compras separadas dos clientes que estão à sua frente e atrás dele por um separador de compras, tanto antes de passar pelo leitor, quanto depois de passar por ele.

 

O separador de compras não é personalizado, logo o cliente só recebe as informações que o estabelecimento julga necessário, que são o seu horário de funcionamento, telefone e redes sociais.

 

Então o cliente pega as suas compras e vai embora.

 

Exemplo com separador de compras personalizado

O mesmo cliente entra no supermercado e começa a fazer suas compras.

 

Da mesma forma ele chega no corredor que está o seu produto e pelos mesmos motivos do exemplo anterior ele dá preferência para o produto do concorrente e não pelo seu.

Novamente você perdeu aquela ‘batalha’ com a concorrência. Mas pode não ter perdido a ‘guerra’ por aquele cliente.

Na sequência o cliente vai para o caixa ontem tem suas compras separadas pelo separador de compras da mesma forma que no exemplo anterior.

 

Enquanto espera os produtos serem passados pelo leitor ele observa o separador de compras que apresenta as informações com o horário de funcionamento, telefone e redes sociais do estabelecimento.

 

Mas algo mais acompanha essas informações. Do lado delas está o logotipo e uma frase apresentando novamente a sua marca para aquele cliente.

 

Ele paga, pega suas compras e vai embora. Talvez ele agora nem lembre mais da sua marca, mas as chances de ela ter ficado ‘marcada’ em seu inconsciente são bem maiores do que no exemplo anterior.

 

Dessa forma quando ele retorna no supermercado e passa novamente pelo corredor com o seu produto, ele dessa vez, dá preferência por levar o seu produto e não o do concorrente.

 

Ou seja, você perdeu uma venda em um primeiro momento, mas conseguiu conquistar um cliente posteriormente.

 

Considerações finais

 

Da mesma forma que nos exemplos, se você entrar em acordo com os estabelecimentos pode oferecer também um separador de compras totalmente personalizado, ou seja, apenas com a sua marca nele.

 

A função de separar compras dele permanece a mesma, porém só informações sobre o seu produto estarão nele, tais como:

 

  • O seu logotipo;
  • O nome da sua marca ou produto;
  • Imagens do seu produto;
  • Frase que apresenta o seu produto;
  • Frase com benefícios do seu produto.

 

Esses são apenas alguns exemplos do que pode conter em um separador de compras.

 

Ele também pode ser produzido em uma variedade de materiais diferentes e também podendo optar por mais de uma forma de impressão como a digital ou serigrafia.

 

Você pode achar em um primeiro momento investir em um separador de compras personalizado pode ser um gasto de dinheiro sem retorno.

Porém, as estatísticas apontam que um cliente fica em média de 5 até 10 minutos na fila do caixa.

 

Esse é o tempo que a sua marca fica exposta para o cliente. Muito maior que os segundos que o cliente leva para passar pelo seu PDV em meio aos corredores.

 

Ele também é uma peça durável o que garante a sua marca exposta para os clientes no estabelecimento durante muito mais tempo.

 

Todas essas vantagens somadas tornam o separador de compras um investimento com ótimo custo benefício para sua empresa.

 

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