Promotor de Vendas: Qual a importância da função?

promotor de vendas

Provavelmente você já se deparou com um promotor de vendas. Sabe quando está em um supermercado e tem alguém com uniforme de alguma marca, organizando prateleiras? Ou quando vemos moças também com uniforme de uma marca, atrás de um balcão, demonstrando ou oferecendo algum produto para degustação?

 

Então. Eles são promotores de vendas.

 

São pessoas contratadas pelo fabricante para cuidar de um produto específico no PDV. Tem como função básica analisar a melhor maneira de expor tal produto no ponto de venda, para que este atraia a atenção do consumidor o impulsionando a comprá-lo.

 

Mas essa é apenas uma das funções do promotor de vendas. Na verdade esse tipo de profissional realiza outras tarefas que vão além apenas da exposição e organização do produto dentro de um estabelecimento.

 

Só que antes de entrarmos nos detalhes da função, vale a pena saber que não são só os fabricantes que contratam diretamente os serviços desse profissional. Existem na verdade, três tipos de empresa que costumam contratar um promotor de vendas.

 

Quem contrata um promotor de vendas?

Para quem não é do ramo, é comum achar que o promotor de vendas trabalha diretamente para o fabricante. Na verdade, esse tipo de profissional pode tanto ser contratado diretamente pelo fabricante do produto, como por outros meios.

 

Conheça todos:

 

Fabricante

Nesse caso a contratação do promotor de vendas acontece diretamente por quem fabrica o produto. O profissional irá trabalhar para marca sem intermediários. Quando é contratado direto pela marca, o comum é que atue focado para um tipo específico de produto, se tornando um especialista sobre o mesmo. Existem sim rodízios dentro dos produtos da marca, mas o promotor de vendas trabalha com um produto por vez.

 

Distribuidora

O promotor de vendas irá trabalhar para um distribuidor. Esse por sua vez trabalha com diversas marcas e muitos produtos. Sendo assim, o profissional atenderá mais de uma marca e produto, simultaneamente nos PDVs que irá visitar.

 

Agência de trade marketing

No caso de uma agência, ela é intermediária entre o fabricante e o ponto de venda. O fabricante contrata a agência, que dispõem de uma equipe de promotores. Dessa maneira, irá direcionar para cada trabalho, o promotor de venda com mais experiência naquele tipo de produto, o qual o fabricante necessita de promoção.

 

Agora que sabe quais as formas de se contratar um promotor de vendas, entenda um pouco quais são as funções desse profissional.

 

O que faz um promotor de vendas?

Como já citado, o trabalho de um promotor de vendas é bem mais amplo do que parece. É claro que o âmago da função é divulgar o produto. Mas para que isso ocorra com eficiência, há uma série de etapas a serem seguidas.

 

Veja quais são:

 

Saber se planejar é essencial

Normalmente um promotor de vendas tem mais de um PDV para visitar no dia. Então realizar um planejamento com um roteiro das lojas que terá para visitar durante a semana, o irá ajudar a otimizar o tempo e facilitar seu trabalho.

 

Saber também quem são os pontos de vendas, suas peculiaridades, tanto quanto dos produtos que promove, são itens essenciais para saber qual tipo de abordagem usará em cada estabelecimento.

 

Organização, estoque e reposição

No PDV, é ideal que o promotor de venda tenha um check list o qual possa acompanhar. Isso o ajudará a saber o que já fez e o que ainda precisa fazer no local.

 

Também é importante saber não só organizar, como escolher e negociar o melhor ponto de exposição do produto na loja. Para isso, claro, deve estar a par se os produtos com os quais está trabalhando são lançamentos, estão em promoção de preço ou estão com dificuldade de saída. Assim poderá escolher a melhor estratégia no PDV.

 

Se atentar a quantidade do produto no estoque para solicitar reposição, também faz parte das atribuições do promotor de venda, que deve estar sempre em alerta a essas questões.

 

Esclarecimento de dúvidas

Outra atividade que faz parte das funções de um promotor de vendas é esclarecer dúvidas dos clientes em relação ao produto. São dúvidas técnicas, que só quem conhece bem o produto poderá responder. Por isso o profissional deve estar bem preparado para esclarecer qualquer ponto em relação ao produto com o qual trabalha.

 

Vendas

Como bom profissional, um promotor de vendas deve prestar suporte e auxilio aos vendedores das lojas. Deixando os vendedores munidos de informações, novidades e estratégias ligadas ao produto. Assim estará contribuindo para que eles tenham informação suficiente para convencer o consumidor a levar seu produto.

 

Outro ponto importante nesse item, é que o promotor de vendas tenha conhecimento de todo material de merchandising disponível. Saber quais os materiais como: dispenser, glorifier, aparador de gôndola, display checkout, flip strip, wobbler, display, clip strip, móbile, faixa de gôndola, entre outros, o ajudará a traçar a melhor estratégia para posicionar as peças. Pois peças bem posicionadas, chamam a atenção do consumidor no ponto de venda.

 

Lembrando que o cuidado com as peças de merchandising começa com a agência que as desenvolve e cria. O que depois continua com as empresas que as produzem.

 

Empresas como a Visual Promo, que está no mercado de produção de materiais para merchandising há 12 anos, produzindo peças de qualidade.

 

Como ser um bom promotor de vendas?

Para ser um bom promotor de vendas são necessárias algumas qualidades. Elas não precisam ser natas, pois podem ser desenvolvidas. Mas precisam ser muito bem trabalhadas para que o profissional se destaque na função.

 

São habilidade como: organização, pro-atividade, desenvoltura com o público, agilidade e criatividade.

 

Vale lembrar que saber se comunicar é importante nessa função. Isso porque manter um bom relacionamento com os lojistas e vendedores nos PDVs, é essencial para que o promotor de venda tenha uma boa abertura dentro do estabelecimento. Algo que ajudará na hora de melhor expor e posicionar o produto na loja, como também na hora de negociar um espaço de destaque.

 

O bom relacionamento também serve para manter a comunicação clara com os supervisores. Sejam eles do próprio fabricante, de distribuidores ou de agências. Assim o promotor de vendas sempre estará alinhado com a estratégia proposta pela empresa.

 

Essas são algumas informações sobre as atribuições de um promotor de vendas. Mais uma parte do universo que é o trade marketing.

 

Leia também:

Trade marketing: O que é e como aplicar seus conceitos

compartilhe
Leia também:
Notícias Populares
Categorias