Você sabe o que é ou o que faz um Personal Shopper?
Por ser uma profissão em ascensão ainda no Brasil existe a possibilidade de você não saber o que ela faz embora já possa ter utilizado esse profissional sem nem saber.
No exterior essa é uma profissão que já existe a um bom tempo, mas aqui no Brasil ela ainda é considerada uma novidade, embora seja cada vez mais requisitada, tanto pelas pessoas quanto pelas empresas.
Se você não sabe que profissão é essa de Personal Shopper, continue lendo que vamos explicar tudo para você.
O que é um Personal Shopper?
Personal Shopper é o profissional que faz aquilo que você não tem tempo para fazer basicamente, principalmente quando o assunto é compras de roupas.
Quando ela é contratada pela pessoa, sua função é entender os gostos do seu cliente, tipo físico e também o orçamento que ele dispõe para as compras.
Utilizando essas e outras informações a Personal Shopper fará o que você não tem tempo para fazer, que é a pesquisa.
Ela irá em diversas lojas, verificando preços, marcas e modelos de roupas que combine todas as possibilidades do seu cliente. Sua responsabilidade não é de fazer as compras para quem a contratou e sim apresentar as opções ao seu cliente.
Dessa forma o cliente que tem pouco tempo para pesquisar, já sabe em qual loja precisa ir e quais os produtos procurar.
Esse profissional leva em conta as seguintes informações para a sua escolha:
- Estilo de roupas que o seu cliente gosta;
- Biotipo da pessoa para encontrar roupas que se adéquem a seu corpo;
- Orçamento disponibilizado pelo cliente;
- Quantas peças de roupas ele procura;
- O tempo disponível para o cliente realizar essas compras, procurando entregar tudo o que ele pede em menos lojas possíveis;
- As roupas que o cliente já possui, procurando conciliar as novas peças com as que ele já tem no guarda-roupa.
Maximizar o tempo
A questão do tempo disponível pelo cliente é essencial na busca do Personal Shopper. Citamos aqui dois exemplos como forma de representação.
Cliente 1
Ela tem pouco tempo livre no seu dia. Trabalha e faz faculdade, os dias que tem de folga ela usa para estudar para as provas, fazer a limpeza da casa e ir ao mercado.
Sendo assim, seu único tempo livre são as duas horas de intervalo do seu trabalho. Intervalo esse em que ela ainda precisa almoçar. Levando tudo isso em consideração, a Personal Shopper vai tentar buscar em uma única loja todas as roupas que sua cliente necessita, ou buscá-las em lojas próximas umas das outras.
Dessa forma ela otimiza ao máximo o pouco tempo disponível de sua cliente.
Cliente 2
Ele trabalha, porém já concluiu seus estudos. Sendo assim tem a tarde de seu dia de folga disponível para realizar as compras das roupas, já que suas outras tarefas ele faz pela manhã.
Aqui a Personal Shopper tem mais possibilidades de buscar em diferentes lojas, as peças de roupas que seu cliente quer e dessa forma consegue encontrar preços ainda mais em conta para ele.
Personal Shopper nas empresas
Como dito, no exterior esse profissional é facilmente encontrado nos mais diversos tipos de loja e não só nas de roupas. Já aqui no Brasil isso não é tão comum, mas vem aumentando a tendência a cada ano.
A função de um Personal Shopper dentro de uma empresa de roupas, ou seja, em uma loja é atender ao que o cliente procura. Esse profissional já sabe as peças e modelos de roupas que sua loja disponibiliza para cada tipo de cliente, seja para o seu gosto ou biótipo.
A função desse profissional aqui é semelhante a disponibilizada quando é contratada diretamente por uma pessoa. Ela ouvirá o que o cliente procura e com base nisso e em outras informações por ele disponibilizadas, apresentará o que ela tem de melhor dentro da loja.
No caso, esse profissional não é um vendedor ou vendedora dentro da loja, mas funciona como um auxiliar tanto para o cliente, quanto para quem vende.
Algumas empresas já disponibilizam inclusive esse profissional com hora marcada, sem cobrar nada do cliente por isso.
Nesses casos, o agendamento é normalmente feito com antecedência e no momento que é feito também é preenchido um questionário onde é especificado algumas coisas, como:
- Valor disponível que o cliente tem;
- Quantas peças de roupa ele precisa;
- Quais peças de roupa em específico;
- Biotipo do cliente, em alguns casos é até possível anexar uma foto de corpo;
- Medidas do corpo do cliente.
Com essas e outras informações o Personal Shopper pode iniciar suas buscas na loja antes mesmo do dia e hora do agendamento. Assim quando o cliente chega na loja já tem um ‘leque’ de opções para a sua escolha.
Outras áreas de atuação do Personal Shopper
Esse profissional não atua somente em lojas de roupas. Ele pode ser contratado ou estar disponível para o cliente em uma variedade de outras lojas. Sua função, independente da área de trabalho se mantêm as mesmas, que são:
- Otimizar o tempo do cliente;
- Otimizar o orçamento do cliente, comprando mais utilizando menos;
- Combinar os produtos a serem adquiridos com os que o cliente já possui;
- Entre outros.
Algumas outras áreas de atuação desse profissional, são:
- Lojas de cama, mesa e banho;
- Lojas de roupas infantis;
- Produtos de beleza, indicando os melhores produtos e marcas para cada tipo de pele;
- Enxovais para noivas e bebês;
- Produtos eletrônicos, como smartphones, tablets, notebooks, entre outros, procurando sempre atender com um produto que supra as necessidades de seu cliente.
Além disso, uma das funções do Personal Shopper também é promover o consumo consciente do seu cliente, buscando não só o preço que o agrade, mas também o de maior durabilidade.
Em alguns casos é melhor pagar um pouco mais caro por um produto que vai durar mais tempo. No fim das contas o custo benefício desse produto se torna mais barato devido à longevidade dele.
Considerações finais
O Personal Shopper também pode ser utilizado em outras áreas, embora não seja comum eles estarem presentes nessas lojas.
Para esses casos você pode contratar um que atenda as suas demandas.
Em um mundo corrido como o que temos hoje, poder contratar alguém que vai otimizar o seu tempo é muito relevante para a sua qualidade de vida.
Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Leia também:
Shopper marketing: O que é e qual sua influência na hora da compra