“Sinta o nosso Abraço” é a mensagem do Setembro Amarelo na Visual Promo

A empresa reuniu seus colaboradores para a palestra “Valorização da Vida e a Importância de Recomeçar” reforçando a importância da prevenção e conscientização.
Palestra de Valorização à Vida - Setembro Amarelo

O mês de setembro é mundialmente conhecido pela Campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e tem como objetivo informar e conscientizar a sociedade sobre o tema do suicídio. Em parceria com a ONG Doutores do Riso de Arujá-SP, a Visual Promo reuniu seus colaboradores no dia 25 de setembro, para um momento de reflexão e também para fortalecer a empatia ao próximo com a palestra “Valorização da Vida”, ministrada pela psicóloga Ligia Natália.

“É muito importante falarmos sobre as emoções, sobre o que a gente sente, vivencia. Devemos aproveitar esses momentos para quebrarmos os paradigmas e estigmas de que falar sobre os nossos sentimentos é algo errado. Falar das formas de valorizar a vida, nos ajuda a identificar os sinais de quando não estamos bem, essa também é uma oportunidade para aprender a identificar quando o outro também precisa de ajuda”, explica a psicóloga Ligia Natalia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio, um aumento de 43% nos casos registrados.

Para estender a mão a quem precisa de ajuda, a psicóloga Ligia Natália deixou três dicas para reconhecer alguns sinais:

  • Apatia, a pessoa começa a ficar introvertido, vai se afastando das pessoas e perdendo o prazer em fazer o que gosta.
  • Reações fisiológicas, dificuldade para dormir, se alimentar e dificuldade básicas do dia a dia, são sinais de que a pessoa também precisa de ajuda especializada.
  • Desinteresse ou afastamento das atividades no ambiente de trabalho, familiar ou outro contexto, também é um sinal que a pessoa pode estar adoecido emocionalmente.

“Fique atento a estes sinais, se você se identifica com alguns destes sinais, ou perceber que alguém na sua família ou no ambiente de trabalho está mais distante, ofereça ajuda”, concluí a psicóloga Lígia Natália.

Outra ferramenta disponível é o DISQUE 188, um serviço gratuito do CVV (Centro de Valorização a Vida). O atendimento é gratuito, sob total sigilo e funciona 24 horas, todos os dias. Para saber mais acesse o site: www.cvv.org.br

compartilhe
Leia também:
Notícias Populares
Categorias