Merchandising: Saiba o que é e quais as estratégias mais aplicadas

O merchandising nos dias de hoje faz parte da estratégia de marketing de muitas empresas. Empresas que tem como objetivo fazer com que seus produtos ou serviços se destaquem no PDV e se convertem em vendas.
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Entenda o que é o merchandising e quais as estratégias mais utilizadas no PDV

O merchandising nos dias de hoje faz parte da estratégia de marketing de muitas empresas. Empresas que tem como objetivo fazer com que seus produtos ou serviços se destaquem no PDV e se convertam em vendas.

Muito se ouve falar sobre essa estratégia, mas nem sempre está claro o que exatamente é o merchandising.

O termo merchandising tem suas origens em primeiro, na palavra francesa marchand, que quer dizer mercador. Daí surgiu a palavra em inglês merchandiser, que significa negociante. E que por fim deu origem ao termo merchandising, que em inglês quer dizer negociação. O que foge um pouco ao significado original.

Já em português, se utiliza a palavra merchandising com uma relação mais próxima a sua origem, pois se trata da exposição do produto no ponto de venda. Uma relação mais direta com a palavra mercadoria.

Mas deixando um pouco de lado a origem etimológica da palavra, vejamos qual o conceito de merchandising.

O que é merchandising?

De maneira resumida, pode-se dizer que o merchandising é o conjunto de técnicas, estratégias e ações efetuadas no PDV, que tem como finalidade, expor um produto ou serviço, de maneira que este se torne mais visível, atraente e interessante para o shopper (consumidor no PDV), o influenciando e estimulando a compra.

Tal prática, na verdade teve início em 1930. Foi nessa época que os pequenos comerciantes perceberam que obtinham maior retorno e vendiam melhor seus produtos, quando esses estavam ao alcance do consumidor.  Começaram assim a expô-los em prateleiras, proporcionando ao consumidor um maior contato com os produtos e marcas.

O que mais tarde derivou para os mercados e principalmente supermercados. Isso depois de começarem a estudar o comportamento e hábito do shopper no PDV e perceber que quanto mais existia contato do consumidor com o produto, melhor era sua experiência e aceitação em relação a ele. O que por fim o levava a compra.

E devido a esses estudos que com o passar do tempo evoluíram cada vez mais, surgiu o merchandising. Uma área que funciona como um nicho específico do trade marketing.

Mas o que se viu também, é que não basta expor o produto de qualquer forma no PDV. Para que se obtenha o resultado esperado, se faz necessário aplicar uma série de estratégias que levam em conta, desde o estudo dos hábitos e comportamento do shopper no PDV, até o próprio ponto de venda e a experiência do consumidor em relação ao produto.

Que tal então conhecer algumas dessas estratégias?

Conheça algumas estratégias de merchandising

O produto é a menina dos olhos

Tudo deve girar em torno do produto. Afinal, a intenção de qualquer estratégia de merchandising é vender o produto para um público-alvo em questão. Então antes de traçar qualquer tipo de estratégia, é necessário que o produto atenda as necessidades ou crie o desejo de compra no consumidor.

Pois, de nada adianta ter uma estratégia incrível, se o produto não atende as expectativas.

Público-alvo

O segundo passo, depois que seu produto está alinhado com o público em questão, é alinhar o estudo desse público em relação ao PDV. Ou seja, já se tem um produto que atende o que seu público quer ou deseja. Agora é preciso estudar o comportamento e hábitos desse público, para entender como ele se comporta no ponto de venda.

É isso que faz o shopper marketing, outra área do trade marketing. E é por meio desse estudo que se tem material e informação para elaborar as melhores ações de merchandising no PDV.

Por isso estudar seu público é de extrema importância.

Ponto de Venda

Outro fator que deve ser levado em conta é o ponto de venda. Toda ação de merchandising tem que ser voltada para o local onde o shopper irá estar. Sendo assim, é importante analisar o posicionamento e disposição do produto na loja, iluminação adequada entre outros fatores.

Um exemplo disso são produtos de lançamento. Nesse caso, o ideal é que estejam posicionados próximos a entrada da loja, pois ainda são novidade para o consumidor. Já um produto conhecido, com boa saída, pode ser colocado mais para o fundo do estabelecimento. Assim o shopper até chegar ao produto desejado, pode caminhar pela loja e ser exposto a outros produtos de sua marca.

Preço e Promoção

Esses dois fatores estão intimamente ligados. É essencial que o produto tenha um bom preço, pois isso sempre atrai o consumidor. E além do preço, criar promoções é uma estratégia muito eficaz.

Quando o assunto é promoção, isso pode envolver desde descontos, sorteios, concursos culturais, até experiências sensoriais. Experiências como a degustação, tato e o olfato, onde pegar o produto ou sentir seu aroma, pode fazer a diferença na hora da escolha.

Além claro, da parte mais importante relacionada aos sentidos sensoriais. A visão. É a comunicação visual a responsável por mais de 80% de atração dos consumidores. Por isso, a maior parte das ações de merchandising sempre envolvem a produção de material para o PDV.

Materiais esses, que se dividem em display, móbile, faixa de gôndola, clip strip, bobina de forração, wobbler, precificador, banner, entre outros. Todos produzidos por empresas especializadas em produção de material para o ponto de venda. Caso da Visual Promo, que está no mercado de produção de materiais para merchandising há 12 anos.

Tudo faz parte da promoção, que tem por objetivo destacar o produto no ponto de venda e despertar o interesse do consumidor por ele.

Qual a importância do Merchandising?

Diante do apresentado nesse artigo, o que se pode concluir, é que o merchandising é de extrema valia e importância. Tanto nas ações de trade marketing, como em toda a estratégia de marketing no geral.

Isso porque, não adianta ter um ótimo produto e uma boa divulgação, se no PDV o produto não se destaca. Pois um produto sem destaque e sem atrativos não irá chamar a atenção do shopper no PDV. Será apenas mais um entre os diversos produtos e marcas.

É preciso então, que no marketing tudo esteja ligado e que o merchandising, sendo a ponta final da jornada do consumidor, seja responsável pelo que faltava para decisão de compra. E isso pode ser a diferença que fará com que ele leve o seu produto e não o da concorrência.

Leia também:

Shopper marketing: O que é e qual sua influência na hora da compra

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