Faixa para PDV: O que é e onde utilizar

Você sabe o que é uma Faixa para PDV? Essa é uma peça que chama muito a atenção do seu cliente ou potencial cliente e é muito indicada para estabelecimento de amplo espaço.

 

Mas não confunda esse tipo de Faixa com a chamada Faixa de Gondola. São duas coisas totalmente diferentes e com objetivos diferentes.

 

O que é Faixa para PDV?

 

Você provavelmente já entrou em um estabelecimento e viu, pendurado acima das prateleiras ou em alguma parede, uma faixa fazendo propaganda de determinada marca ou produto dessa marca.

 

Isso é uma Faixa para PDV.

 

Normalmente são utilizadas na vertical, quando localizadas entre prateleiras dos estabelecimentos e na horizontal quando fixadas nas paredes.

 

Elas também são muito utilizadas quando a marca ou produto tem um pdv diferenciado onde o produto não fica exposto junto com os dos concorrentes, como no caso daquelas ‘pirâmides’ de determinados produtos que são feitas nos estabelecimentos.

 

A faixa nesse caso serve como mais um chamativo para o cliente, apresentando os benefícios do produto ou determinada promoção, sendo também muito utilizada para sorteios.

 

Embora uma faixa seja uma peça de merchandising de grandes dimensões, isso não significa que você deve imprimir nela um texto longo para ocupar todo o espaço que nela existe.

 

Na verdade, os melhores resultados são obtidos quando o texto impresso é conciso e de poucas palavras.

 

Isso permite que a fonte utilizada nas palavras seja maior, o que possibilita que os clientes possam enxergar o que está escrito na faixa a distância maiores, otimizando a sua conversão em vendas.

 

Vertical ou Horizontal: Qual faixa utilizar?

 

Isso dependerá do espaço disponível no seu pdv e também da altura do teto do estabelecimento.

As faixas na vertical normalmente ficam expostas, como já dito, acima das prateleiras ou acima de uma ‘pirâmide’ de produtos.

 

Então para utilizar uma faixa na vertical é necessário que o estabelecimento tenha um ‘pé direito’ alto.

 

De outra forma a faixa ficará a uma altura que prejudicará a sua visualização ou até mesmo atrapalhar o passeio dos clientes pelo estabelecimento, oferecendo assim um efeito negativo para o seu produto.

 

Já a faixa utiliza na horizontal é mais indicada para ser fixada nas paredes do estabelecimento, acima do produto comercializado, para ser mais fácil chamar a atenção do cliente para o produto.

 

Mas também é possível utilizar essa faixa horizontal entre prateleiras, fixando cada uma das suas pontas na parte superior delas e também no teto.

 

Esse caso é mais indicado quando existe uma boa distância entre uma prateleira e outra do estabelecimento. Do contrário de preferência pela faixa vertical.

 

Vantagens da Faixa

 

Utilizar uma Faixa tem inúmeras vantagens, entre elas podemos citar:

 

  • Chamativa para o cliente mesmo à distância;
  • Resistente, podendo ser reutilizada em outros pdvs posteriormente;
  • Totalmente personalizada;
  • Possível identificar os benefícios do seu produto mesmo à distância;
  • Colorida;
  • Disponível em vários tamanhos.

 

Para melhores resultados, a faixa deve ser utilizada em local de grande circulação de pessoas.

 

Por exemplo, ela não precisa estar necessariamente junto ao seu produto, podendo ficar na entrada do estabelecimento para que o cliente a visualize com mais facilidade.

Abaixo citamos dois exemplos de como a Faixa auxilia na venda do seu produto.

 

Exemplo sem Faixa

 

Para esses exemplos vamos imaginar que o estabelecimento seja um supermercado.

O cliente entra no supermercado e já na entrada não tem uma Faixa do seu produto exposto. Já nesse momento você perdeu uma chance de tornar a sua marca visível para esse cliente.

 

Continuando sua caminhada por entre as prateleiras o cliente entra no corredor onde o seu produto está localizado.

 

Como você também não tem uma faixa exposta lá ele simplesmente segue seu caminho e você perdeu de forma definitiva aquela venda.

 

Ou pior, o cliente deu preferência pelo mesmo produto só que do concorrente.

Nesse caso além de perder uma venda, você também pode ter perdido um cliente de forma definitiva para um dos seus concorrentes.

 

Exemplo com Faixa

 

O cliente entra no supermercado e você não tem uma Faixa exposta logo na entrada do estabelecimento, o que já é um ponto negativo para seu produto e sua empresa.

 

Mas o cliente ao andar entre as prateleiras, enxerga mesmo ao longe uma faixa vertical apresentando um produto.

 

Para esse exemplo imagine que o cliente nem estava em busca desse produto em si.

 

Mesmo assim a faixa chama a sua atenção pois tem uma imagem bem colorida e em alta definição do seu produto. Para finalizar ela também apresenta um benefício ou promoção muito atrativa para o cliente.

 

Dessa forma o cliente vai até o local e leva o seu produto mesmo com os concorrentes também tendo produtos semelhantes.

 

Outro exemplo com Faixa

Nesse último exemplo imagine que você tenha uma faixa, seja ela Horizontal ou Vertical logo na entrada do estabelecimento.

 

Logo que o cliente entra no estabelecimento já enxerga a faixa com a propaganda do seu produto.

 

Isso já chama a sua atenção e ele guarda aquela informação (mesmo que de forma inconsciente).

 

Quando anda pelo corredor, o cliente lembra do seu produto e resolvi adquirir ele.

Assim ele busca pelo seu produto e coloca no carrinho.

Isso ainda fica mais otimizado se o seu produto ou marca tiverem tanto uma Faixa na entrada do estabelecimento e um junto ao seu produto.

 

Considerações finais

 

A Faixa é uma excelente forma de apresentar o seu produto para o cliente mesmo que ele esteja a distância do seu produto.

 

Imagine que o seu produto é pequeno e que ele fica ‘escondido’ no meio de vários produtos iguais dos concorrentes.

 

Encontrar o seu produto quando o cliente não está procurando por ele é uma tarefa difícil, as vezes o cliente nem passa pelo local onde seu produto fica localizado no estabelecimento.

 

Com a Faixa chamando a atenção dele a distância, a facilidade do cliente ‘enxergar’ o seu produto e se interessar por ele é muito maior e as chances de converter isso em uma venda aumentam muito com essa peça de merchandising.

 

O investimento na produção dessa peça tem retorno garantido para você e sua empresa.

 

Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

 

Leia também:

 

Banner: O que é, para que serve e como utilizar?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia também...

Bobina de Forração: O que é e para que serve?

Bobina de Forração: O que é e para que serve?

Você sabe o que é uma bobina de forração? Se você tem uma empresa que vende mercadorias para estabelecimentos, principalmente do ramo alimentício, como supermercados, saiba que essa peça publicitária é de suma importância. Fique conosco até o final para se tornar um expert no assunto. O que é uma bobina de forração? A bobina […]

Visual Promo doa face shields para Itaquaquecetuba

Visual Promo doa face shields para Itaquaquecetuba

Para reforçar a proteção dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19, a Visual Promo anuncia a doação de 425 Protetores Faciais do tipo “face shield” para a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, município que se encontra sua sede. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram doados nesta sexta-feira […]

Faixa de gôndola: saiba o que é para que serve

Faixa de gôndola: saiba o que é para que serve

Você sabe o que é uma faixa de gôndola? Se não sabe pode estar perdendo vendas por causa disso.   A faixa de gôndola é utilizada nos PDV para chamar a atenção dos clientes e assim vender mais do seu produto.   Nesse texto vamos explicar tudo que você precisa saber sobre faixa de gôndola. […]

SOLICITE UM ORÇAMENTO