Janeiro, o primeiro mês do ano, que inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, suas relações, sentidos, sobre as situações que vivemos no passado e dos objetivos que desejamos alcançar no ano que se inicia. É um mês que propicia uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem e que irão ditar os caminhos ao longo do ano.
A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo promover reflexões de combate ao adoecimento emocional e seus tabus. E um dos distúrbios de maior estigma é a esquizofrenia, uma doença que, quando surge, provoca muita angústia e impacta a vida das famílias e principalmente da pessoa que convive com esta doença.
Os casos de esquizofrenia, costuma se manifestar na adolescência, mas pode aparecer também na fase adulta. Ela é um distúrbio causado por fatores genéticos, mas também causada por fatores ambientais, como traumas ou uso de drogas.
Os principais sintomas são: delírios, alucinações, conversas sem sentido até comportamentos estranhos, muitas vezes agressivos – com terceiros ou com eles mesmos.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados em 2022, estima que quase 1 bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da COVID-19, além dos casos de desinformação, tabus, e o preconceitos a respeito dos transtornos de saúde mental.
SOBRE A CAMPANHA
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
A Campanha Janeiro Branca, foi criado em 2014, em Minas Gerais, pelo psicólogo Leonardo Abrahão. O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia.
Em 2024, a ação promove uma reflexão sobre os cuidados com a saúde mental dos colaboradores. No contexto corporativo, um dos principais papéis do RH dentro das organizações é dar atenção à saúde mental dos colaboradores, a fim de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Nestes 10 anos, a essência da campanha se resume ao lema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, destacando a importância do cuidado com a saúde mental para uma vida plena e saudável.